Você sabia? A maioria dos profissionais são contratados por competência técnica e demitidos por problemas de relacionamento. Esses últimos podem afetar a produtividade e ser grande fator de insatisfação. Veja como contornar essa situação.
O desafio das empresas, muitas vezes, é compreender porque esses conflitos acontecem. Quase nunca sabemos quais são as expectativas dos outros em relação a nós. Afinal, não nos expressamos de forma clara e isso pode gerar uma série de embates. Refletindo sobre essas questões, o psicólogo americano Will Schultz propôs um método com a seguinte ideia: conhecendo a nós mesmos podemos nos comunicar melhor com quem está ao nosso redor.
“Gostar de si mesmo e entender os nossos sentimentos ajuda a garantir a produtividade e a cooperar mais com os colegas”, explica Adriana Fellipelli, coach e especialista da Fellipelli Consultoria, com sede no Rio de Janeiro. Para ela, quando há a satisfação pessoal, esse aspecto é sentido por todos e se torna contagiante.
Para Thiago Zurita, estudante de publicidade e propaganda, trabalhar em um clima pesado é desconfortável e gera muitos empecilhos. “Uma boa relação com o time acaba sendo até mais produtivo e benéfico. Por isso, sempre converso para descontrair ao máximo”, conta. Dessa forma, o ambiente se torna saudável e favorável ao desenvolvimento coletivo. Além disso, esse tipo de relação apresenta alguns resultados:
1. Oferece uma compreensão ampliada de seu comportamento e do próximo;
2. Explica como as necessidades pessoais afetam vários relacionamentos interpessoais;
3. Maximiza o impacto das ações de cada indivíduo;
4. Reconhece as opções para o crescimento de sua satisfação e produtividade no trabalho;
5. Explora formas alternativas para alcançar os seus objetivos.
Com isso, para Adriana, a corporação conhece mais profundamente os seus profissionais e imediatamente percebe como fazer para os integrantes de uma equipe se sentirem importantes e competentes. Isso diminui o medo e aumenta a capacidade de comunicação e transparência. “Nesse cenário de confiança e respeito os colaboradores podem oferecer o seu melhor”, finaliza.
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