Toda e qualquer organização possui em sua estrutura um comandante. A liderança deve conduzir bem um grupo, com um olhar crítico e apurado sobre as situações. Assim, será possível exercer uma influência positiva no comportamento dos demais e trazer benefícios à empresa.
Quem tem autoridade e visão para coordenar, precisa estar atento a forma como o faz. Para Cristina Fonseca, sócia-diretora da CDH (Competência no Desenvolvimento Humano), “esse supervisor deve pensar em questões como: qual a melhor forma para levar seu time, superar as dificuldades e agir para as pessoas desenvolverem melhores comportamentos na busca pela realização de objetivos”, explica.
A primeira questão, para uma boa gestão de conflitos, segundo a especialista, é o líder não ter medo de confrontar seu time. “Falamos de um ambiente onde existem mais diferenças a semelhanças e, obviamente, embates vão surgir. O bom gerente deve estar preparado para driblar as dificuldades pessoais de seus pupilos e inspirá-los rumo ao foco da organização”, explica.
A devolutiva também é um passo crucial. “Quando você aprende a dar um feedback mais positivo e pontual, baseado em dados de desempenho do funcionário, você consegue desenvolvê-lo melhor”, complementa. Saber ter conversas difíceis é essencial. Cleide Gomes é coach em São José dos Campos e trabalha no cenário de mostrar o potencial de cada um.
“Minha missão é auxiliar aos clientes, os quais se sentem perdidos e desconectados da sua essência, a terem mais autoconhecimento e autoconfiança. Assim, poderão ter uma vida com propósito e mais significado”, enfatiza. Caso você esteja em uma posição superior e tenha problemas com seus comandados, talvez seja uma boa saída procurar por esse tipo de auxílio. Afinal, entendendo a si mesmo será muito mais fácil ver a necessidade dos outros.
Conte sempre com o Nube. Boa sorte!