Se o dono de um negócio se atenta apenas ao volume de vendas e a frente de caixa para saber a realidade financeira da empresa, estará perdendo a oportunidade valiosa de enxergar o potencial de lucro de uma forma mais analítica. Essa é uma das maiores falhas na gestão de corporações.
O varejo enfrenta dificuldades de desempenho e a expectativa de crescimento do comércio reduziu em 0,2 ponto percentual, com previsão de avanço de 5% até o final do ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Logo, algumas lições importantes podem manter as pequenas e médias organizações saudáveis. Veja as dicas apontadas por Robinson Idalgo, fundador da SoftUp, também com atendimento no Rio de Janeiro.
Controle de fluxo de caixa: é um instrumento de análise poderoso para quem quer compreender, de fato, as receitas e as despesas. Com esse material é possível descobrir se há dinheiro sobrando ou não, considerando variáveis como pico de vendas e data de vencimento de contratos.
Estoque - a hora certa de repor: pouca gente dá a atenção devida, mas a reposição da matéria-prima ou das mercadorias produzidas e vendidas é essencial.
Emissão de notas fiscais: ter acesso a seus documentos fiscais de forma organizada não só representa uma prática de ética, como garante uma administração transparente e séria.
Conhecimento da legislação: estar aberto ao conhecimento e as ferramentas tecnológicas é, de fato, imprescindível para o sucesso.
Empreender pode ser uma tarefa bem difícil no Brasil e, por isso, é preciso correr atrás de soluções facilitadoras. Pensando nisso, o educador Financeiro, Uesley Lima, viabiliza treinamentos gratuitos para quem quer, por exemplo conhecer o mercado de ações. “Trabalhar com seu dinheiro é fácil e pode render muito lucro. Por isso, antes de tudo, aprenda a gerir sua receita e, então, pense em novos patamares”, explica.
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