Todo mundo conhece quem concentra muitas coisas no trabalho ou na vida pessoal. Essas pessoas preferem o próprio resultado, a investir no desenvolvimento alheio. Normalmente, são líderes, com alto nível de exigência ou insegurança. Se você é assim, ou convive com alguém nesse perfil, veja nossa matéria!
De acordo com a Febracis - Coaching Integral Sistêmico, também com unidade em Campinas e Rio de Janeiro, a dificuldade na delegação de tarefas pode se dar por diversos motivos, como:
– Falta de confiança na equipe;
– Dificuldade em administrar as tarefas e prazos;
– Desejo de perfeição nas entregas;
– Vontade de tudo ser exatamente do seu jeito;
– Dificuldade de cobrar entregas.
Segundo o professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, Luciano Salamacha, esses profissionais seguem numa mesma direção: excesso de trabalho, preocupação e performance comprometida! Para ele, repassar atividades é, antes de mais nada, um ato de desprendimento.
Veja uma lista com oito passos para ter mais assertividade:
1- Jamais projetar a culpa no outro: assuma inteiramente a responsabilidade, nunca se exima dela. Quem culpa o subordinado por um erro da missão, não sabe gerir.
2 - Follow up: nada adianta passa uma função adiante e esquecer de cobrar, a isso o mercado chama de delargar. Saber atribuir, é antes de mais nada, estar conectado.
3- Responsabilidade: é necessário ter a capacidade de assumir o compromisso, preparo, qualificação e merecimento.
4- Avaliar a carga: veja se a estrutura, prazo, as condições da empresa e da equipe são ideais para a entrega de resultados.
5- Etapas: faça uma transição de forma suave.
6- Processo evolutivo: tire boas lições para experiências futuras.
7- Não seja radical: isso não pode ser um fardo, um teste de “vida ou morte“.
8 – Confiança: tenha a sua volta pessoas leais, mas acima de tudo competentes. O bom resultado do liderado pode elevar ainda mais seu papel de gerente e lhe render também boa avaliação.
Maurício Tormin é supervisor de consultoria e acha essencial seguir os conselhos acima. “Busco ser o mais empático possível, identificando as habilidades e necessidades de cada um por meio de acompanhamentos e feedback. É importante distribuir as atividades de acordo com o perfil e dando atenção e suporte nas dificuldades”, assegura.
Delegar é um ato de bondade, de desprendimento, uma relação a qual, se bem conduzida, pode fazê-lo crescer na empresa, nas relações pessoais, na vida.