Com certeza você já ouviu falar em fake news. São informações cujo conteúdo não representa os fatos. Porém, são espalhadas na Internet como se fossem verídicas. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, entre 27 países, o Brasil tem o maior número de pessoas as quais já acreditaram em uma notícia falsa. Esse tipo de atitude pode comprometer a imagem de um profissional. Como identificar essas mentiras então? Veja as dicas do Nube!
Diante do advento das redes sociais, divulgar mensagens nunca foi tão fácil. Apesar de serem uma alternativa à mídia tradicional, nos meios digitais também é possível propagar farsas e tentar manipular a realidade em prol de algum objetivo. De acordo com o levantamento, 62% dos brasileiros já confiaram em um boato disfarçado de furo jornalístico.
Na visão de Filipe Marconi, aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), essa situação é muito perigosa. Por isso, ele toma alguns cuidados. “Procuro não compartilhar notas com a mesma velocidade na qual elas são criadas. Costumo ler a reportagem, pois frequentemente as chamadas são sensacionalistas e não condizem com o ocorrido”, afirma. Além disso, o jovem checa os dados em mais de uma fonte para compreender o viés da veiculação.
A estratégia do estudante é acertada. Para o dr. Luiz Augusto Filizzola, presidente da Comissão Nacional de Estudos dos Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), muita gente recebe e repassa esse tipo de conteúdo depois de ver apenas a legenda. “Em geral, os títulos trazem grandes novidades, inéditas e interessantes. Logo, antes de disseminar, é necessário desconfiar de temas apelativos e analisar todo o texto”, adverte.
Filizzola deixa 5 orientações para não cair nessa armadilha:
1. Leia a matéria inteira e suspeite das manchetes.
2. Verifique atentamente a formatação da redação.
3. Cheque as datas de publicação.
4. Confira a comunicação em sites conhecidos e de credibilidade.
5. Jamais transmita uma notícia em caso de dúvida.
Colabore com o prevalecimento da verdade e não queime sua reputação. O Nube deseja sucesso!