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5 dicas para melhorar suas relações no trabalho 

Notícia | 23/10/2018

Layane Bittencourt

Você já se estressou no trabalho ou estágio? A inteligência emocional é o conjunto de condições emocionais e sociais capazes de influenciar como nós nos expressamos, mantemos as relações entre as pessoas e lidamos com desafios. Contudo, como aplicar essa habilidade no dia a dia corporativo? O Nube te ajuda nessa questão!

Inúmeros indivíduos formam uma empresa, inclusive, muitas vezes, são totalmente diferentes umas das outras. Por esse motivo, embates são comuns. Para evitar isso, a estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Isabella Meyer, prioriza o respeito. “O ambiente deve ser saudável. Não obrigatoriamente tranquilo ou pelo menos não o tempo inteiro. Às vezes, os prazos são curtos e as tarefas complexas”, conta. Contudo, alega a importância da cordialidade para transformar o local propenso ao crescimento de todos.

“Quando essa questão é desenvolvida, cria-se um clima de trabalho mais saudável e produtivo. Ao invés de desprendermos tempo e energia com pontos irrelevantes, vamos focar nos aspectos importantes para a organização”, afirma Chris Melchíades, coach e especialista em inteligência emocional. Para te ajudar, ela separou cinco dicas fundamentais para praticar já!

1. Fortaleça sua autoestima: busque feedbacks de terceiros sobre seus pontos positivos e de melhorias. Entenda seu potencial e se torne um profissional cada vez melhor.
 
2. Expresse-se emocionalmente: tente encontrar palavras para transmitir seus sentimentos sem prejudicar os outros. Esse tipo de comportamento gera um clima de cooperatividade e de maior integração.
 
3. Tenha empatia: antes de qualquer julgamento, coloque-se no lugar de quem está ao redor e tente imaginar quais seriam os caminhos a seguir. Isso aumenta a tolerância e diminui os conflitos.
 
4. Controle seu impulso: quando for tomar uma decisão importante, deixe para o próximo dia, de cabeça fria. O distanciamento da cena vai ajudá-lo na compreensão do assunto e, assim, evita erros.  
 
5. Saiba como lidar com a pressão: trabalhar nesse estado pode não ser positivo. Identifique os sinais de seu corpo quando está sobrecarregado e crie estratégias para manter-se tranquilo em situações de estresse.

Promover um bom relacionamento traz muitos benefícios para si mesmo e para a corporação. Aposte nisso e fique mais próximo do sucesso tão desejado! Conte com o Nube.

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