Você costuma oferecer auxílio? Segundo o estudo global World Giving Index, o qual mede o nível de solidariedade das nações, o Brasil está em 75º lugar no ranking. A pesquisa é feita com 139 países e utiliza critérios como ajuda a estranhos, trabalho voluntário e donativos em dinheiro. Contudo, qual é a importância dessa característica no meio corporativo? Descubra aqui!
A pátria verde e amarela evoluiu no quesito voluntariado, passando de 18% para 20% dos entrevistados. Já na assistência a desconhecidos, o percentual se manteve, com 54%. A doação financeira a organizações diminuiu 9%. Na avaliação do Idis - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, a crise pode ter afetado a propensão à filantropia.
Entretanto, quem possui esse atributo pode contribuir com uma instituição mais leve e acolhedora. Por isso, Thiago Tancredo, estagiário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (RJ), considera a sintonia imprescindível no ofício. Ele enxerga o aspecto como muito relevante no mundo dos negócios. “Sem cooperação não existe equilíbrio em um ambiente. As coisas funcionam melhor quando há harmonia”, diz o jovem.
Na visão de Luciane de Paula, especialista de Recursos Humanos, no mercado é preciso doar principalmente os saberes. “Devemos compartilhar nosso aprendizado, objetivando promover o crescimento da empresa, gestor e colaborador”, ressalta. Ela destaca ainda o valor de buscar o companheirismo nos demais. “A dica é observar o próximo com curiosidade e proatividade, a fim de colher o máximo de informações e conhecimento. Assim, todas as partes ganham”, finaliza.
Solidariedade é quando estamos dispostos a socorrer o outro de forma gratuita, sem esperar nada em troca. Dessa maneira, nos colocamos no lugar dele com resiliência. Na verdade, há sim uma recompensa: a paz de espírito, decisiva para conseguir executar bem suas atividades profissionais.
Tenha empatia!