Você guarda mágoas? De acordo com pesquisa da Universidade Duke (EUA), quem perdoa apresentam um nível maior de células CD4, relacionadas ao bom funcionamento do sistema imunológico. Entretanto, essa atitude faz a diferença no mundo corporativo? Saiba mais nesta matéria!
Para muita gente é difícil esquecer o ressentimento. Naturalmente fugimos de coisas, situações e pessoas as quais nos fazem ou fizeram sofrer. Entretanto, como escapar do colega sentado na baia ao lado? Desentendimentos no espaço organizacional podem gerar sérios problemas de produtividade e engajamento.
A estudante da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro (RJ), Ana Beatriz Hubner, nem sempre consegue perdoar. “Ainda assim tento o meu melhor, pois tenho consciência do benefício agregado ao outro e a mim”, conta. Contudo, ela entende a relevância de abrir mão do orgulho no ambiente de trabalho. “Ter um bom relacionamento é fundamental, e, se para isso o perdão for necessário, esse deve ser dado”, opina a jovem.
Segundo a psicóloga Camila Rocha, escolher o perdão proporciona paz ao ofendido. “Decida não deixar a acusação afetar seu modo de vida, seus pensamentos ou todo o seu dia”, recomenda. Para ela, é válido não se permitir afetar pela provocação. “Todo mundo tem um dia de ‘inferno astral’, no qual tudo dá errado. Então, comumente, vemos gente praticando ofensas por estar em estado de frustração”, explica. A fim de obter êxito nesse exercício, a especialista orienta:
1. O direito à opinião é universal, mesmo se for completamente oposta à sua.
2. Nem todo mundo está disposto a questionar o próprio ponto de vista, logo, não é preciso tentar convencê-la do contrário.
3. A história tem 3 lados: o nosso, o do outro e a verdade. Assim, nem sempre tem de haver um envolvido errado.
Contudo, alguém emocionalmente maduro não é necessariamente passivo e sai ignorando as faltas de lado sem outras ações. “Dependendo da gravidade da agressão, vale perdoar para você ficar em paz. Porém, é prudente refletir se aquela pessoa merece a sua proximidade, atenção, carinho e disponibilidade. Afastar-se de quem tem comportamento tóxico pode ser uma excelente maneira de manter-se em equilíbrio”, finaliza Camila.
Na empresa, a dica é buscar o respeito e companheirismo com os demais. Em caso de eventuais conflitos, procure sempre o diálogo. Lembre-se: errar é humano. Utilize o perdão em prol do seu bem-estar!