Ser sincero em relação às suas qualificações sempre foi a melhor saída no ambiente corporativo. Entretanto, ainda existem profissionais com tendências a aumentar ou até mesmo inventar experiências em seus currículos. Justamente por isso, a melhor saída é sempre manter-se fiel à realidade. Descubra mais nesta matéria do Nube!
A competitividade no mercado de trabalho pode ser grande. Sendo assim, procurar maneiras de se destacar é imprescindível. Entretanto, muitos acabam interpretando mal essa orientação e acabam partindo para a falta de sinceridade. Mesmo assim, fica aqui um alerta: mentiras têm perna curta!
Segundo levantamento realizado com mais de 2 mil gestores de seleção, realizado pela CareerBuilder, 58% dos recrutadores já viram falcatruas entre as qualificações dos candidatos. Além disso, 51% deles dispensaria automaticamente caso a desonestidade fosse detectada. Ou seja: a franqueza é sempre o melhor caminho.
Leandra Gasparini é coach e especialista em programação neurolinguística (PNL), em Campinas. Para ela, é necessário ser sincero durante um processo seletivo pois suas capacidades são parte de um escopo do cargo almejado. “A omissão trará problemas, não somente ao contratante, como ao contratado”, explica.
Para a especialista, é necessário, portanto, analisar se está preparado tecnicamente para desempenhar determinada função. “Os motivos para a mentira podem ser diversos, tais como ansiedade, valores, conduta ou necessidades pessoais. Nesse sentido, a PNL tem mecanismos para identificar comportamentos de maneira eficiente”, diz.
Para entender como os jovens se portam no momento de serem avaliados em seleções, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “você já mentiu para garantir sua empregabilidade?”. Com quase 9 mil participantes, mais de 90% diz preferir ser franco. Entretanto, o restante dos votantes acredita na falta de sinceridade como uma boa saída.
Fernanda Castilho atua como gerente de marketing, em São Paulo. Para ela, a entrevista é o momento de “vender” sua imagem para a empresa e, justamente por isso, se faz tão necessária a sinceridade. “Isso pode complicar minha permanência dentro da corporação e também a minha reputação”, constata.
Uma das questões mais valorizadas por líderes na hora da contração é o comprometimento do colaborador com seus valores e com a ética. Sendo assim, procure sempre andar pelos caminhos certos, pois, para ter sucesso, isso é vital. O Nube acredita em seu potencial!