Todos correm o risco de se desentender com o patrão ao menos uma vez na vida. Apesar da tradicional desculpa de “errar é humano”, precisamos assumir as falhas e corrigir possíveis erros ao longo de nossa profissão. Se você falhou, não tente apontar o mais culpado. Admita a limitação e se posicione diante do chefe.
De acordo com Madalena Feliciano, gestora de carreiras da Outlieers Carriers, na maioria das vezes, é melhor usar da sensatez e dar um fim ao mal-entendido, em vez de gerar um maior desconforto, futuramente. “O perdão e a atitude de pedir desculpas podem ser uma maneira de encerrar o conflito e começar uma etapa nova”, explica.
Qualquer pessoa pode ficar com raiva quando se sente agredida, ofendida ou magoada. Todavia, direcionar esse sentimento a alguém é um desperdício de energia. “Isso impede a pessoa de prestar atenção em sua reação emocional, na intensidade e nos seus aspectos íntimos, como a dificuldade de lidar com as pressões por resultados ou com pontos de vista diferentes”, reflete.
As tensões devem ser consideradas como sinais e revelar atitudes e valores pessoais e comportamentos, como a intolerância com outros colegas, problemas em respeitar o próximo e a falta de disposição para o trabalho em equipe. “Procure assumir o erro sozinho e deixe cada um dos demais assumir sua fração de culpa. O melhor a fazer é procurar soluções para melhorar no futuro”, aconselha a especialista.
Se outra pessoa insistir em discutir o que aconteceu, tente encerrar a conversa. Do contrário, isso pode comprometer até mesmo o seu emprego. Para Ana Julia Ghirello, CEO da abeLLha, no Rio de Janeiro, toda argumentação deve sempre ser baseada em dados e não em opiniões pessoais. “Quando uma gestão é transparente e todos têm o contexto de metas, você deixa menos espaço para desentendimentos. Quando todo mundo sabe onde a empresa está indo, é mais fácil chegar lá. Portanto, se você não concorda com algo, explique a lógica e peça transparência para entender o porquê das coisas”, finaliza.
E você, está agindo corretamente?
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