Ter o negócio próprio, definir a jornada de trabalho e traçar metas profissionais de maneira individual é o sonho de muitos brasileiros. Essa ideia torna-se ainda mais atrativa quando surge o home office. Se você também é adepto dessa modalidade, fique de olho nesta matéria.
Segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, e a International Telework Academy, 12 milhões de trabalhadores brasileiros já atuam nesse sistema. Além disso, uma pesquisa da SAP Consultores Associados, feita com 200 companhias, aponta para 36% das empresas nacionais adotarem a prática, sendo 75,12% só em São Paulo.
De acordo com César Lucchesi, diretor da English Talk, tal facilidade, entretanto, deve ser encarada com cuidado. Conforme dados do Sebrae, em média, 80% dos negócios home office entram em crise ou encerram suas atividades por falta de experiência ou planejamento adequado. Nesse sentido, o especialista separou algumas orientações essenciais para garantir o sucesso.
- Criar uma rotina: é importante ter horários fixos, incluindo o tempo de almoço, a fim de gerar uma disciplina cotidiana. Um profissional carregado torna-se improdutivo, portanto é essencial deixar as tarefas restritas ao tempo já delimitado pelo empreendedor.
- Aproveitar a flexibilidade: você pode limitar a rotina para dar conta de outros projetos profissionais.
- Preparar o ambiente: um local específico e bem preparado é fundamental para o trabalho fluir, pois evita distrações e estimula a proatividade. Além disso, lá ficarão concentrados todos os instrumentos necessários, desde uma cadeira e mesa confortáveis. Uma boa dica, caso não more sozinho, é conversar com quem divide o teto com você e traçar limites entre os lugares da casa para o expediente não ser interrompido.
- Traçar metas: nada avança quando não há alvos claros e definidos. Aqui, entram desde a organização de tarefas diárias, até planejamentos a médio e longo prazo.
De acordo com Paulo Moraes, diretor da Talenses Rio de Janeiro, “o colaborador terá mais flexibilidade em suas atividades, qualidade de vida e produtividade e menos custos”, incentiva.
E você, já aderiu?
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