Posicionar-se no mercado de trabalho significa estar no lugar desejado dentro da sua área de atuação. Ao definir esse ponto, você decide automaticamente a maneira como será reconhecido pelos seus colegas, parceiros, clientes e até concorrentes.
Quando você não tem uma meta, tende a se perder na carreira. Isso acontece porque, sem foco, atira para todos os lados e acaba concentrando a sua energia onde não deve. Para auxiliar, Silmar Strübbe, especialista em Gestão de Negócios e Pessoas, lista as principais dicas para se estabelecer de forma correta.
Autoconhecimento: antes de irmos em busca de um emprego, recolocação profissional ou mesmo transição de segmento, você tem uma tarefa muito importante a cumprir: conhecer bem a si mesmo. Pegue um papel e uma caneta e responda as seguintes questões:
- Onde estou? Onde quero chegar? Como quero chegar? O que busco? (Tenho um objetivo?)
- Quais são os meus pontos fortes?
- E os meus medos?
- Em quais fatores preciso melhorar?
- Tenho um talento?
- O que alcancei até agora?
- Qual meu planejamento pessoal e profissional?
2. Comunicação: na era das redes sociais, saber transmitir uma mensagem é crucial. Quem se comunica bem consegue passar sabedoria, habilidades e tem o poder de convencimento. Por vezes, um colaborador se destaca não por seu imenso conhecimento em torno de um assunto, mas por sua capacidade e se “vender”.
3. Seja ousado: isso significa agir com responsabilidade. As empresas valorizam quem se arrisca, aceita o novo e enfrenta mudanças.
3.Tenha humildade: aprenda com todos os seus colegas, independentemente da hierarquia deles.
Além do aprendizado, essa divisão de inteligências gera bons resultados por conta da sua atitude.
4. Seja excelente: se for para fazer malfeito, não faça! Dê o seu máximo e vá atrás do reconhecimento para a sua capacidade e a sua competência. Mantenha-se atualizado em relação às novidades da sua área e busque sempre aprender coisas novas.
5. Pratique o networking: mostre-se “interessante” e não “interesseiro”, para sua rede de contatos. Os relacionamentos devem permanecer sempre em “obras” e para essa construção o material necessário é a simpatia, a cordialidade, a educação, a presença de espírito e a elegância. Assim, seremos sempre lembrados.
De acordo com o professor de finanças Gilberto Braga, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Ibmec-RJ), “ter um círculo de amizades, além dos seus amigos do peito, funciona muito mais se comparado a mandar currículos”. Portanto, pense nos conselhos citados acima e destaque-se!
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