Gerir o tempo de forma correta é fundamental em um mundo onde há uma concorrência acirrada e a avaliação de resultados tem metas cada vez mais agressivas. Sem dúvidas, a tecnologia acelerou a execução de tarefas e, por vezes, trabalhamos além da conta.
Para não se perder nesse mar de atividades, é essencial ser produtivo e evitar prejuízos. Para facilitar, o empresário Egton Pajaro listou quatro coisas para iniciar agora, as quais melhorarão o seu dia e o tornarão mais assertivo.
1. Estabeleça metas e como atingir o seu objetivo: pode parecer lugar comum, mas você só vai atingir sua meta se souber onde quer chegar. Faça um paralelo com o seu trajeto diário, de casa para o escritório. Você está em um ponto e quer chegar a outro. Qual a melhor forma para isso? De carro, táxi, a pé, de metrô, bicicleta, ou utilizando um app de transporte? Viu como existem diversas opções? Agora é hora de definir os parâmetros. Algumas modalidades podem ser mais rápidas e caras, outras mais lentas e baratas. Existe um meio termo? Qual será o melhor método? De fato, existem muitas variáveis para levar em consideração. Coloque as situações sobre a mesa, escolha a mais adequada e siga rumo até o final. A escolha do caminho e do meio vai evitar desvios no percurso.
2. Foco é importante, mas flexibilidade também: se você inicia seu dia sabendo exatamente quais funções desenvolverá, já tem meio caminho andado para ser um líder produtivo. Tente resolver pequenas tarefas de manhã e deixe as mais longas para o decorrer da tarde. Assim você consegue se concentrar e evitar pausas.
3. Seja transparente na comunicação: é imprescindível ter uma relação clara e transparente com sua equipe. Erros podem fazer os colaboradores não seguirem à risca suas responsabilidades. Evite retrabalho, perda de tempo e desgaste. Mantenha um canal aberto e dialogue. Dessa forma, você pode inclusive detectar falhas e corrigí-las.
4. Seja resiliente: trata-se da capacidade de lidar com um problema, ser adaptável as mudanças e superar obstáculos com persistência e criatividade. Faça reavaliações periódicas do seu modelo, questione novos formatos e alternativas. Converse com seus sócios e outros empresários para ter um termômetro de como andam outras companhias do seu setor.
Além disso, “tenha ética, comprometimento, foco em resultado e visão sistêmica, pois, certamente, será bem-sucedido”, estimula Bruna Vasques, supervisora de RH na empresa Abra Cadabra no Rio de Janeiro.
Agora é com você. Mãos à obra!
Veja também: