O desemprego no Brasil subiu para 13,7% só no primeiro trimestre de 2017 e, desse total, 50,6% são de mulheres desocupadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para quem permanece em ambiente corporativo, o maior desafio é lidar com a pressão do trabalho no dia a dia. Bater metas, cumprir prazos e encarar as cobranças de forma leve parecem tarefas difíceis.
Se a tensão organizacional existe, como o profissional pode lidar com ela? Vanessa Tobias, pesquisadora do comportamento e gestão de conflitos, dá dicas para quem é do sexo feminino alcançar o equilíbrio emocional e driblar a pressão. Veja:
Autoconhecimento: eventualmente, nos deparamos com ambientes onde atuamos com mais papéis de vida. Precisamos assumir a mãe, filha, empresária, esposa, entre outras. Porém, como fazer para não haver disputa durante a rotina? É importante saber respeitar cada espaço e atuar de forma consciente, lidar com todas tarefas em seus momentos e suas atividades para os resultados serem os melhores possíveis. No mundo corporativo, assuma a persona profissional, ou seja, seu foco e energia estão lá e é necessário se concentrar para otimizar resultados.
Linguagem corporal: melhore sua postura. Gestos, expressões, até olhares podem trazer sentimentos como desânimo e irritabilidade à tona. Pense como você quer o seu dia e escreva em um papel ou fale alto para assimilar as informações com confiança e tranquilidade. Se o pensamento já for ruim logo cedo, todos os mecanismos internos vão condicioná-lo para realmente nada dar certo.
Crie seu próprio roteiro: para ter a sensação de dever cumprido no final da semana, a dica é não insistir nas rotinas. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença na concretização das metas. Se hoje você começou a resolver pendências, no dia seguinte comece o trabalho com tarefas mais suaves e de fácil resolução. Lembre-se de se sentir à vontade para desempenhar sua função. Não existe uma fórmula ideal para todos os profissionais. Listar atividades é importante para organização, mas cada um deve montar o seu próprio planejtamento.
Além disso, “cultive uma postura proativa, facilite relacionamentos e mantenha uma cultura de aprendizagem continuada”, incentiva o Diretor de Extensão e Relações Comunitárias do UBM – Centro Universitário Barra Mansa, no Rio de Janeiro, Fernando Vitorino.
Conte com o Nube. Boa sorte!
Veja também: