Qual a roupa ideal para usar no ambiente de trabalho? Muitas empresas estipulam suas vestimentas e todos têm de seguir a risca a regra imposta. Ingressando ou não em uma organização dessas, o conselho é sempre o mesmo, aposte no bom-senso.
O termo em inglês Dress Code é um código utilizado para indicar os trajes corretos em determinada ocasião, seja no mundo corporativo, festas, eventos ou cerimônias. Raíssa Starosta, Consultora de Moda, se posiciona sobre o assunto. “Primeiramente é preciso administrar as escolhas de peças com decotes à mostra ou bermudas, o ambiente muitas vezes fala por si só”, afirma Raíssa.
Em empresas de grande porte, onde há recepcionistas e um contato direto com o público é necessário um limite de exposição. No caso dos homens, é interessante se manter alinhado, principalmente, se no cotidiano são realizadas reuniões contínuas e com cargos importantes. Assim, uma gravata correta e meia no tom da calça, podem fazer a diferença e causar boa impressão.
Para as moças, é recomendável evitar maquiagem forte, saias acima do joelho, lingeries aparecendo, esmaltes extravagantes e transparências. Popularmente, alguns locais permitem o famoso “Casual Day”, onde os funcionários podem vestir camisetas, tênis, jeans, enfim, sentir-se mais à vontade, porém nunca se esqueça de usar a prudência.
“O padrão solicitado é criado para preservar a imagem da corporação e transmitir ao receptor uma concepção clara, desde seus funcionários, até o atendimento e o produto final”, explica Raíssa. Por isso, é fundamental pensar muito bem em como vestir-se, como agir, a quem se dirigir. “Reconhecer e seguir regras é um passo crucial na carreira”, enfatiza Magda Asenete, pedagoga e diretora da In Company no Rio de Janeiro.
E você, está se portando adequadamente?
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