Todo profissional, em algum momento da vida, se sentiu em dúvida com alguma decisão, seja em relação a mudança de área de atuação, uma proposta de trabalho em outra organização ou a oportunidade de assumir um novo cargo em outra cidade. Se você passa por esse momento, entenda mais sobre o counseling.
Também conhecido como um processo de interação, o recurso possibilita obter conselhos, informações, orientações e opiniões de especialistas com ampla experiência. “A necessidade pode surgir a partir de uma promoção, transferência ou rotação de função. Por isso, a ferramenta auxilia a ter um olhar amplo e a avaliar de forma objetiva”, explica o CEO da Lens & Minarelli, com escritório associado no Rio de Janeiro, José Augusto Minarelli.
Contratado pela organização ou diretamente pelo profissional interessado, o especialista no método auxilia na análise dos desafios, ajudando na decisão sobre riscos e oportunidades. “No dia a dia e complementarmente a esse aconselhamento, sempre indico também melhorar sua rede de relacionamentos”, enfatiza. Afinal, não há momento mais ou menos adequado para solicitar um conselho de carreira. Basta ter bom senso e jeito. “O pedido pode ser feito durante um almoço em família, um curso ou mesmo no happy hour com os colegas. É preciso, no entanto, identificar a situação mais conveniente para expor dúvidas, anseios, expectativas e ouvir”, diz.
Uma das formas de praticar o networking com naturalidade é por meio da Técnica C.O.I.S.A. Pergunte, com interesse real, como estão os dilemas e as conquistas das pessoas ao seu redor, quando puder e se tiver abertura, se disponibilize a oferecer a sua opinião. Se a conversa avançar, fale sobre o seu problema, peça sua visão, solicite as informações e questione sugestões.
“Mas lembre-se, assim como na saúde, quando é preciso de atendimento específico, no mundo corporativo deve-se agir com a mesma responsabilidade. Caso seja para dilemas complexos, é sempre interessante procurar um conselheiro profissional”, avalia.
E aí, pronto para tomar sua decisão?
Leia mais: