Quando a crise se instalou no Brasil, em meados de 2014, empreender se tornou um risco para grande parte das pessoas. No entanto, ainda assim, alguns empresários enfrentaram a ameaça oferecida pela instabilidade econômica e arriscam dia após dia nas tomadas de decisões de suas corporações. Embora o sonho de todo empreendedor seja ter franquias do seu negócio espalhadas pelo país, para alguns, esse projeto ainda pode demorar a sair do papel. Porém, há diversas maneiras de se destacar e garantir o faturamento.
Segundo Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching, a saída é a Internet e toda a sua gama de possibilidades. “Quem não quer arriscar com um investimento muito alto para abrir uma filial, mas ainda precisa aumentar o rendimento, é necessário investir, pelo menos, em um melhor planejamento de marketing”, comenta.
Todavia, como isso é possível, sem altos custos? A coach dá cinco dicas:
1. Conheça o seu consumidor: realize pesquisas de mercado para saber exatamente as aspirações de seu cliente e, assim, saber como satisfazê-lo.
2. Esteja em todas as redes sociais: cada mídia tem um perfil diferente de pessoas e uma forma distinta de usar. Adapte-as ao seu negócio e aprenda a como utilizá-las ao seu favor.
3. Faça parcerias inteligentes: assim você ganha mais divulgação e ainda com o respaldo de ter outra empresa te apoiando. Contudo, apenas com aquelas capazes de agregar valor ao seu serviço ou produto.
4. Compareça a eventos: aumentar o networking é essencial. Procure palestras e workshops e distribua seu cartão de visitas. Nunca se sabe de onde um cliente pode surgir.
5. Invista em divulgação: seja por meio de publicidade para divulgar o produto, ou assessoria para criar mais credibilidade da marca, ter um fundo monetário para ser gasto com a promoção da corporação é essencial.
“Não se esqueça de ser curioso e estar sempre atento quanto à posição de seu empreendimento no mercado, seus principais concorrentes, seu funcionamento etc”, indica Fabiana Gomes, da empresa Austral no Rio de Janeiro.
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