Network é uma expressão utilizada para expressar o ato de criar e alimentar uma rede de relacionamentos. O objetivo é estabelecer trocas e buscar oportunidades de negócios para ambas as partes. Afinal, a comunicação é um elemento fundamental, tanto na vida pessoal, quanto profissional.
Não basta entregar cartões de visita ou um catálogo de produtos e serviços para apenas fazer negócios. É preciso criar uma relação de confiança e apoio. “De nada adianta ter milhares de pessoas nas mídias sociais, se houver apenas uma ligação superficial”, explica Silvia Bez, palestrante motivacional.
Por isso, é fundamental ser mais consistente, de modo a trazer grandes resultados. Veja alguns conselhos da especialista:
Só distribuir cartões não levará a nada: quando receber um panfleto ou um folheto, faça uma observação, algo capaz de ajudar na horam de lembrar daquela pessoa.
Equilibre qualidade x quantidade: um ponto importante para não perder a qualidade na comunicação é ter controle na quantidade de contatos. Quanto maior for a sua rede, menores serão as chances de estabelecer vínculos de qualidade.
Aplique a lei da reciprocidade: ter um networking não significa ser interesseiro e, sim, interessante e interessado. Seja uma fonte de recursos com quem você se relaciona e proporcione elementos de valor. Outro ponto importante é sempre retribuir a ajuda recebida. Embora muitos não cobrem, sempre buscam reconhecimento.
Ajude com boa vontade: quando auxiliamos alguém, seja com informação, indicação ou aprendizado, não devemos fazê-lo esperando algo em troca. O universo se incumbirá de nos dar de volta muito mais.
“Além disso, essa troca gera, como valor agregado, benefícios psicológicos tais como confiança e segurança para falar/circular em público”, acrescenta Flávia Galindo, integrante do Grupo de Estudos do Consumo, no Rio de Janeiro.
Portanto, cuide do seu círculo social e boa sorte!
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