Nos últimos anos, a utilização de videoconferências como método de entrevistas para seleção de candidatos aumentou consideravelmente. Com a crise, essa tática, além de ser econômica, é também mais rápida e cômoda para ambas as partes e sua implementação tende a crescer. Por isso, a preparação do candidato deve ser ainda mais rigorosa.
De acordo com Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching, o menor erro pode indicar despreparo do candidato e pegar muito mal. “Fatores como conexão de web e testes prévios são importantes, pois problemas técnicos geralmente não são bem-vistos nessas situações”, comenta.
Para facilitar, a coach fez uma lista de sete dicas:
1. Se atente ao ambiente: locais com muitos barulhos paralelos, como crianças chorando, televisão em som alto e latidos, por exemplo, pode atrapalhar, e muito, a conversa. De preferência, fique em um local isolado e com fundo branco.
2. Confira sua conexão: veja, com dias de antecedência, como está sua Internet e a velocidade do seu computador, se ele está infectado por vírus etc. Além, claro, de preparar uma iluminação e áudio adequados.
3. Seja pontual: assim como um encontro presencial, a reunião on-line deve ser iniciada na hora correta.
4. Se apresente bem: não descuide do vestuário e linguajar, pois tudo será minuciosamente julgado pelo contratante. Preste muita atenção na postura também.
5. Tenha as informações à mão: o bom profissional está sempre previamente preparado sobre a empresa e vaga ofertada. Mostrar conhecimento e uma argumentação eficaz ajudam na avaliação de desempenho.
6. Cuidado com o user do e-mail: ter um correio eletrônico profissional, com seu nome e sobrenome, ou, pelo menos, as iniciais, é imprescindível.
7. Feche todos os outros programas desnecessários: evite sons inesperados, ou outros travamentos, pois podem prejudicar seu andamento.
“Hoje, vivemos num mundo globalizado onde a tecnologia dita mudanças constantes e imprescindíveis. Por isso, é fundamental estar atualizado e não perder oportunidades”, aconselha Silvia Oliveira, coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Administração, da Unilasalle/RJ.
Portanto, esteja antenado e faça bonito!
Leia mais: