Você só consegue pensar em trabalho? Já aconteceu de levar várias tarefas para casa? As pessoas cujos perfis se encaixam nas descrições acima são conhecidas como workaholics. Conheça mais características e descubra como agir caso essa seja sua atual situação!
O termo, em inglês, designa quem é viciado em trabalhar. Isso mesmo! São indivíduos com dificuldade de se desvencilharem de seus afazeres profissionais e separarem tempo para a vida pessoal. Além disso, o avanço da tecnologia vem contribuindo para aumentar a incidência desses casos.
Ferramentas como notebooks, celulares e tablets estão em todos os lugares e fazem qualquer um permanecer conectado durante quase 24 horas por dia. Por um lado, os colaboradores ficam mais acessíveis às empresas para resolver problemas imprevistos. Por outro, são frequentemente requisitados fora do horário de suas jornadas.
E você, como se classifica? Fique atento e mantenha a postura de alguém com quem seu gestor pode contar em qualquer ocasião. Afinal, emergências acontecem! “Apenas lembre-se de não prejudicar com muita frequência seus momentos de lazer e descanso, pois eles são importantes até mesmo para a sua saúde!”, aconselha Maíra Andrade, psicóloga do trabalho no Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.
E aí? Já sabe como não ser um workaholic?
Leia mais: