Acúmulo de trabalho, pressão, rotina… todos esses fatores, muitas vezes, estão ligados ao dia a dia de grande parte dos brasileiros e provoca a tão temida desmotivação. Em meio a esse cenário, fica a pergunta: como agir para não ficar desestimulado? Descubra nesta matéria.
A vida é feita de altos e baixos e, no ambiente de trabalho, não é diferente. Segundo Maíra Andrade, diretora da agência Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano – NIDH, no Rio de Janeiro, “muitas organizações se preocupam com o assunto e, por isso, investem no crescimento profissional de seus colaboradores, para deixá-los mais satisfeitos”.
Passar por momentos de tensão e falta de ânimo é normal, contudo, o colaborador também não pode se deixar abater. É preciso buscar a motivação interna e dar a volta por cima. Para facilitar nessa tarefa, a coach Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outlieers Careers separou algumas dicas:
1. Prazer: vive-se melhor quando está clara qual função exatamente está desempenhando. Por isso, ao final de cada dia ou semana, faça uma lista das funções executadas na empresa, uma espécie de relatório para avaliar o desenvolvimento.
2. A importância do seu trabalho: o segundo passo para se manter empenhado é saber como as suas tarefas fazem. Você pode analisar sua produtividade para preparar a próxima semana.
3. Variar as atividades: é importante flexibilizar as tarefas, para o dia não se tornar maçante.
4. Feedback: diferente do pensamento de muitos, a devolutiva não serve para mexer com o ego do funcionário e sim para ajudá-lo a aprimorar as suas habilidades e realizar um trabalho ainda melhor.
5. Autonomia: esse caso, geralmente, atinge os empreendedores, pois eles têm mais liberdade de escolha do horário no qual vão trabalhar e desempenham as funções de acordo com sua vontade. Contudo, fugir do convencional e dos padrões ajuda a nos tornar mais criativos.
Pronto para dar a volta por cima no desânimo? Conte sempre com o Nube!
Veja também: