Você sabe expor suas ideias em público? Muitos fatores podem influenciar seu desempenho em uma ocasião como essas. Tudo precisa ser bem pensado: postura corporal, entonação da voz e o planejamento do conteúdo. Você domina todas as técnicas?
Poucas pessoas percebem, mas um desses elementos costuma não receber a devida atenção em um primeiro momento. Trata-se da apresentação, isto é, o formato como você organiza os dados necessários para esse momento. Imagine uma reunião na qual os textos mostrados no Power Point estejam excessivamente grandes. Eles certamente não serão lidos por boa parte do público.
“No entanto, não é preciso se preocupar, pois existem diversas formas de elaborar bem o modo como vai mostrar seus conceitos”, afirma Henrique Ohl, analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube. Ele preparou algumas dicas importantes para quem precisa de ajuda. Acompanhe:
1) Escolha uma ferramenta cujo manuseio seja de domínio do usuário. Inovar é indicado apenas quando se tem tempo para preparação e ensaio;
2) Conheça e adapte-se a seus ouvintes! A faixa etária, nível de conhecimento técnico, posição hierárquica, nacionalidade, gênero e demais características influenciam a percepção deles acerca do assunto e de você. Caso esteja lidando com pessoas na faixa dos 40 anos, usar tópicos costuma ter mais sucesso, pois elas possuem tendência a pensamentos lógicos e separados por etapas. Para equipes jovens, variar o meio utilizado para transmitir a mensagem é importantíssimo, porque são acostumados (e gostam disso) a dividir atenção em vários estímulos e temas simultaneamente;
3) Utilize imagens de alta resolução, para não sofrerem distorções quando ampliadas. Lembre-se também de animações, desenhos e caricaturas, mas somente quando necessário. Fotografias transmitem senso de realidade e mais segurança para o espectador;
4) Sintetize suas informações. Indicamos utilizar no máximo cinco linhas, com sete palavras;
5) Evite cores muito chamativa ou capazes de dificultar a visualização, como fundo verde com letras em amarelo;
6) Escolha até três fontes diferentes, e tente utilizá-las para criar uma identidade visual. Por exemplo: título com um tipo, subtítulo com outro e conteúdo em um terceiro. Recursos como tamanho, negrito, sublinhado e itálico, também são indicados para criar essa distinção entre partes do texto;
7) Reserve um momento para falar sobre você e ao final, durante o encerramento, insira seus dados para contato e sugira referências bibliográficas para quem pedir. Essa última ação demonstrará seu preparo;
9) Evite animações exageradas, cores berrantes e figuras chocantes. Lembre-se: Quem deve atrair a atenção do público é o orador e não a apresentação;
10) Cuide de si mesmo! Estudo, ensaio, boa alimentação e noite de sono, são essenciais para dar tudo certo.
E aí, curtiu? Seguindo esses passos, você com certeza aumentará suas chances de sucesso. Conte com o Nube e boa sorte!
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