Você sabe lidar com suas emoções? No ambiente de trabalho, controlar seu leão interior é fundamental para obter crescimento. Contudo, nem sempre conseguimos agir da melhor forma possível. O Nube pensou em você e separou algumas dicas. Acompanhe!
O autocontrole é muitas vezes o grande diferencial no mundo corporativo, afinal, suas ações se tornam mais ponderadas e você obtém o equilíbrio necessário para lidar com as mais difíceis situações. “Só terá sucesso quem conseguir transparecer competência, profissionalismo, seriedade e honestidade. E isso só é possível por meio de sentimentos controlados e verdadeiros”, explica o pedagogo especialista em Gestão do Conhecimento, escritor e professor, Marcus Garcia.
A inteligência emocional transmite, assim, autoconfiança e empatia. Ou seja, os principais atributos para ser um líder capaz de gerir os relacionamentos no trabalho. Porém, como desenvolvê-la? O primeiro passo é respeitar o próprio ritmo, delegar atividades e ter pensamentos positivos. “Outro ponto muito importante é a resiliência. As pessoas com essa competência têm a capacidade de lidar com seus próprios problemas, superar desafios e não ceder à pressão”, ressalta Skarlett Oliveira, analista de treinamento do Nube.
Para facilitar, Garcia montou uma avaliação para você testar seu autocontrole. Responda as questões a seguir e conte quantos “sim”, “não” e “geralmente” você atribuiu a elas. Se quatro ou mais forem “sim” ou “geralmente”, você tem tendência a se descontrolar facilmente. Contudo, se quatro ou mais forem “não”, então seu espírito se mantém emocionalmente em equilíbrio.
1) Quando você precisa esclarecer algo sobre seu trabalho para alguém e depois precisa repetir isso para outras pessoas, você encurta a explicação?
2) Em uma reunião de trabalho, você interrompe os comentários dos colegas quando aquilo não é uma novidade para você?
3) Se você observa no gestor um comportamento desalinhado com a política da empresa, você comenta com sua equipe?
4) Durante o almoço com companheiros de trabalho, se um colega puxa assunto sobre o ambiente corporativo, você se irrita e pede para falar disso depois no escritório?
5) Quando você recebe um feedback negativo, você assume uma posição defensiva?
6) Quando sua chefia lhe faz um elogio sobre seu desempenho, você comenta isso com todos ao seu redor?
7) Durante uma reunião, se sua opinião não é considerada você se manifesta contrariamente?
E aí, qual foi o resultado? Se precisa melhorar alguns pontos em você, uma boa dica pode ser o treinamento do Cedep sobre o tema, em parceria com o Nube. As inscrições são sempre gratuitas e o curso ocorre em São Paulo. Entretanto, ainda não há uma data específica para acontecer. Mesmo assim, entre na aba Capacitação, no site – www.cedep.org.br e fique de olho para não perder o próximo.
Boa sorte!
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O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.