Com certeza, você conhece algum estudante ou formado na área de propaganda. Ou mesmo já ficou preso a alguma criação de algum desses profissionais devido à qualidade da arte, não é mesmo? A matéria do Nube da semana é dedicada ao cotidiano do publicitário. Leia e veja se possui interesse na carreira!
É tarefa desse especialista procurar maneiras de apresentar produtos ou serviços ao consumidor, promovendo sua venda. Ele é o responsável pela elaboração de estratégias e inovações na área da comunicação, visando obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Assim, busca o perfil de seu público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, costumes e hábitos.
Também é seu dever fazer arte de embalagens e de identidade corporativa, escolher a abordagem mais adequada aos meios de comunicação (como outdoors, anúncios em jornais ou revistas, comerciais no rádio e TV e banners em sites). Outra função, caso você tenha interesse no campo, é criar textos, imagens e acompanhar o processo de produção.
Bacana, não é mesmo? Então, caso decida seguir esse rumo, poderá trabalhar em agências de publicidade, departamentos de marketing e na comunicação de grandes companhias. Fizemos uma listagem de atuações no setor. Acompanhe:
- Atendimento: servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar dados para os projetos;
- Criação: basear-se em pesquisas para a elaboração de estratégias para o mercado e produtos;
- Gerência de produto: Administrar ações e promoção de vendas;
-Marketing: Estabelecer preços, distribuições e venda;
-Mídia: Escolher os veículos mais adequados e negociar compras de espaço;
- Pesquisa: Obter dados sobre as necessidades, perfil e hábitos, além de avaliar o impacto sobre o público.
- Produção: Fazer jingles, comerciais e anúncios nos mais diversos meios.
- Promoção de vendas: Elaborar formas de impulsionar os produtos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.
Para quem está em busca de uma colocação, dedicação é essencial. De acordo com Luiz Fernando Garcia, coordenador do bacharelado de Publicidade e Propaganda na ESPM-SP, “o mercado é bem concorrido e as melhores chances estão nos nichos de comunicação digital, eventos e relacionamentos com o cliente”, explica.
O salário inicial é de R$ 852,00, segundo o Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo. Há cursos em todo o país e a teoria e a prática estão intimamente ligadas. A grade curricular inclui disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica. É importante, também, saber montar planilhas de custos. No geral, é caracterizado como uma habilitação em comunicação social.
Caso escolha o tecnológico, com duração de dois anos, terá foco na parte operacional. A parte de produção é realizada em laboratórios especializados. Pode ser encontrado com outros nomes, como “Comunicação Institucional, Criação e Produção Publicitária.
Em nossa Fan Page, nossos seguidores destacaram “liberdade criativa” como ponto forte. Porém, para @Barbara Regina Gonçalves, “tem muita concorrência”.
E você, qual sua opinião sobre o conteúdo? Investiria nessa empreitada? Independentemente de sua decisão, conte com o Nube para encontrar vagas de acordo com seu perfil.
Boa sorte e sucesso!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.