Você prefere executar tarefas sozinho ou gosta de realizar atividades com a ajuda de outras pessoas? Dependendo dos seus costumes, você pode se revelar alguém com perfil coletivista ou individualista. Fique ligado, pois conseguir se relacionar bem pode ser sinal de uma característica muito relevante para o mercado. Quer saber qual é? Leia esta matéria e saiba!
Estamos falando do trabalho em grupo. Aline Barroso, da área de recrutamento e seleção do Nube, justifica: “dificilmente encontra-se uma profissão na qual você seja independente”. Ela ainda ressalta o quão imprescindível é saber usar esse atributo em processos seletivos durante as dinâmicas. “Esse momento é essencial para o selecionador avaliar as competências comportamentais de cada participante”, diz ela.
O portal Brasil Escola preparou algumas boas dicas para te auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade tão importante. Veja!
1) Seja paciente: Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, por isso mantenha-se calmo. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e ouvir os outros com respeito, mesmo se não estiver de acordo com eles.
2) Aceite as ideias alheias: Às vezes é difícil lidar com sugestões novas ou admitir não estar com a razão, mas é primordial saber reconhecer outras propostas como melhores. Afinal, o objetivo comum é prioridade em relação ao orgulho de cada um.
3) Não fale mal dos colegas: Conflitos podem surgir e é fundamental não deixar isso interferir no desempenho do conjunto. Avalie o parecer de alguém independentemente da sua visão a respeito dele. Critique os pensamentos, nunca a pessoa.
4) Saiba dividir: É indispensável separar tarefas. Não se considere o único capaz de realizar determinadas funções. Saiba compartilhar responsabilidades e informações.
5) Trabalhe: Não esqueça suas obrigações! Distribuir é uma coisa, deixar de cumprir com seus deveres é outra completamente diferente.
6) Seja participativo e solidário: Procure dar o seu melhor e amparar seus colegas quando necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando precisar pedir ajuda.
7) Dialogue: Ao sentir-se desconfortável com alguma situação, explique o problema a fim de alcançar uma solução agradável a todos.
8) Planeje: Entre muitas pessoas juntas é natural surgir uma tendência para se dispersarem. Neste momento, a organização é ferramenta importante para garantir a eficácia e eficiência dos projetos. Faça o balanço entre as metas propostas e aquelas atingidas no tempo previsto.
9) Evite o conservadorismo: Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e opiniões discordantes. Portanto, é preciso não deixar de ouvir pontos de vista externos e aceitar as próprias falhas e erros.
10) Aproveite o trabalho em equipe: Ele acaba sendo uma oportunidade de conviver mais com os integrantes da sua área e também de aprender com eles.
Viu só? Seguindo esses passos você sem dúvida saberá como se portar em seus próximos processos seletivos e estágios!
Boa sorte!
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