Com certeza, você já ouviu alguém dizer “Fulano é marketeiro, vende bem seu peixe!”, ou algo semelhante. Pois é verdade! O perfil de um profissional da área de marketing é ter uma boa lábia e uma mente criativa, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa.
A quem se aventurar na profissão, cabe traçar estratégias para alcançar e executar metas da organização, além de transmitir uma boa imagem do produto e dar lucratividade. Quem atua na área, pode trabalhar em qualquer tipo de companhia: seja em departamentos de comunicação, institutos de pesquisa ou mesmo em órgãos públicos. Além disso, há a possibilidade de prestar assessoria a pequenos e médios negócios, promovendo o produto em questão.
A grande sacada é detalhar o público-alvo, conhecer o mercado, analisar concorrentes e coletar dados sobre o perfil do consumidor, além de algumas atualizações. Quer saber mais alguns locais onde sua presença será bem-vinda? Acompanhe:
- Comunicação corporativa: realizar ações voltadas para o público interno de uma corporação, como funcionários e colaboradores;
- Consultoria: auxiliar na promoção de produtos e serviços;
- Desenvolvimento e inovação de produtos: identificar necessidades dos compradores e convertê-las em ofertas;
- Gerência de produto: planejar a venda de produtos desde seu lançamento até sua chegada ao mercado;
- Merchandising: administrar resultados de ações dentro de veículos de comunicação;
- Pesquisa: obter dados, como renda, escolaridade e grau de consumo, antes de algum lançamento.
- Planejamento estratégico: interpretar dados do mercado para atingir objetivos.
Quando perguntamos em nossa Fan Page,muitos se manifestaram. @Caroline Cardoso, já atua no setor e conta o motivo de ter escolhido o curso: “me identifiquei com a grade curricular, pois gosto da parte gerencial”, afirma. Para @Bianca Souza e Silva, a razão foi outra: “escolhi por gostar de técnicas de negociação e planejamento. Faço o produto se vender sozinho”, revela.
Para os formados, as portas estão sempre abertas. “Toda empresa busca uma aproximação com o público; por isso, é essencial a presença desse especialista no mercado”, afirma José Luis Turiani, coordenador do curso de Gestão de Marketing nas Faculdades Integradas Rio Branco.
O salário inicial, segundo o Conselho Federal de Administração, é de R$ 2.779,50. A duração média é de quatro anos e pode ser encontrado também com o registro de “Comunicação e Marketing”.
Gostou de nossas sugestões? Caso queira outras possibilidades, faça a busca em nossas matérias: já abordamos sobre diversos segmentos! Algum, com certeza, será de seu agrado.
Boa sorte e conte com o Nube para seu sucesso pessoal e profissional.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.