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Amizade em redes sociais 

Notícia | 27/05/2013

Você é daquelas pessoas com um número muito alto de pessoas nas redes sociais? Quando se tem mais de mil amigos nessas redes, entra em questionamento o grau de intimidade com cada um deles. Esse foi o tema da nova pesquisa do site do Nube, “Como você classifica ter muitos amigos no Facebook?”, realizada entre os dias 6 e 17 de maio. Quer saber o resultado?

Participaram 1.959 internautas. As alternativas foram as seguintes: “Na verdade são ‘conhecidos’, poucos são amigos”; “Uma necessidade, é complicado dizer não para quem te adiciona”; “Ótimo, isso demonstra meu bom relacionamento pessoal”; “É a mudança do conceito de amizade”; “Uma farsa, muitas pessoas nunca falam com você”.

Como resultado, ganhou com folga a opção “Conhecidos, poucos são amigos”, com 48,39%. Ou seja, 948 votantes. Para Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube, "isso é reflexo da mudança nas formas de comunicação. Hoje, estabelecemos relacionamentos muito mais segmentados e a Internet se tornou uma aliada”.

Porém, de acordo com a especialista, “isso não deve ser encarado de forma negativa, pois muitas oportunidades surgem por meio desses portais”. Para ela, “a questão é identificar se aquele conhecido é um contato para futuros interesses”.

Em segundo lugar, 625 internautas (31,90%) votaram em “Uma farsa, muitas pessoas nunca falam com você”. Rafaela comenta essa visão: “os usuários ainda estão se adaptando ao novo contexto. Quem aceita todos os convites de amizade não está utilizando a ferramenta de forma estratégica”, explica.

Em terceira posição, ficaram os defensores dessa ação. “Ótimo, isso demonstra meu bom relacionamento pessoal” atingiu os 12,05% (236). Em quarto lugar, temos a “mudança do conceito de amizade”, com 5,97%, totalizando 117 indivíduos.

Por último, em nosso ranking, tivemos o grupo de quem afirma “ser difícil dizer não a quem te adiciona”, com 1,68% (33). “Para alguns, ter muitos amigos no Facebook é sinônimo de status”. Para quem age assim, a analista sugere: “selecionar quem fará parte de sua rede é uma forma de evitar gente chata ou até mesmo criminosos. São muitos os casos de preconceito na web, fraudes e pessoas inconvenientes divulgando informações com frequência”, alerta Rafaela.

Lembre-se: Prevenir discussões e desentendimentos é um modo de conservar sua imagem, pois muitas empresas utilizam as redes sociais para fazer triagem de currículos e avaliar candidatos.

Qual sua opinião sobre o tema? Participe de nossas próximas enquetes no site do Nube e exponha suas ideias!

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