Bem antes da conclusão do ensino médio o estudante interessado em cursar faculdade nos EUA deve iniciar os preparativos para garantir sua vaga em uma universidade por lá. Você sabia? O Nube separou algumas dicas para você se planejar bem e ter êxito no procedimento em questão.
A recomendação da orientadora educacional do Alummni Advising – EducationUSA, Marta Bidoli, é começar a busca com mais de um ano de antecedência à formatura, já a partir do segundo ano do ensino médio. "Quanto mais cedo o aluno se envolver com o processo, melhor", lembra, "pois no terceiro ano ele estará lidando com os vestibulares de fim de ano no Brasil".
Além do tempo tomado, os custos envolvidos documentos, traduções e testes não são poucos. Há exercícios de proficiência em inglês, releitura de documentos escolares e mais de um application (processo de admissão no ensino superior, no exterior) para pagar. Só para enviar cinco desses, o gasto calculado será entre R$ 690,00 (menor taxa, de US$ 70) e R$ 1.475,00 (maior taxa, de US$ 150). Já para dez,, entre R$ 1.375,00 e R$ 2.950,00.
Passo 1: escolher a universidade
A orientadora educacional do Alumni Advising aconselha o aluno a restringir sua pesquisa e definir de cinco a dez universidades, as quais se enquadrem academicamente na sua intenção acadêmica. Essa é a etapa responsável por consumir mais tempo com pesquisa pela Internet e contato direto com as instituições, além de buscar referências com alunos matriculados ou ex-alunos pelas redes sociais.
Para checar se as instituições são reconhecidas pelo governo americano, há dois sites para consulta: um do Departamento da Educação e outro do Conselho de Ensino Superior.
Passo 2: provar proficiência em inglês
Para a admissão, o centro universitário pode ou não pedir uma redação ou uma entrevista. Há vários exames para comprovar o conhecimento da língua inglesa, mas os dois mais pedidos pelas universidades americanas são o Toefl (Test of English as a Foreign Language) e o Ielts (International English Language Testing System). Cada um deles custa pouco mais de R$ 400.
Passo 3: teste de conhecimentos gerais
Para entrar na faculdade americana, o aluno também terá de testar seus conhecimentos no exame SAT (conhecido como Scholastic Aptitude Tes ou Scholastic Assessment Test) ou no ACT (American College Testing). As regras de admissão determinarão qual deles prestar.
Passo 4: reunir documentos e traduções
Por último, o aluno terá de pedir traduções de seu histórico escolar quando estiver no terceiro ano e, caso houver, o certificado de conclusão de curso. O documento será substituído, mais tarde, pelo diploma. Os centros de ensino também podem pedir cartas de recomendação da escola ou de professores, elencando as qualidades e o comprometimento do estudante com o aprendizado.
Lembre-se: é essencial o jovem checar com as instituições sobre o período de inscrição para não perder o envio dos documentos em tempo hábil.
Good Luck and have nice trip!
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