Laboratórios móveis, inteligências colaborativas, geolocalização, aprendizado baseado em jogos e conteúdo 100% interativo. Achou a lista futurista demais para ser utilizada em larga escala nas escolas do Brasil, públicas e privadas? Pois ela não seja é tão inalcançável assim. O sistema Firjan reuniu um grupo de 30 especialistas para analisar o uso da tecnologia em práticas no país e fez prognósticos sobre quais ferramentas já estarão sendo implantadas, em proporções relevantes, nos próximos cinco anos. Descubra na matéria do Nube quais são os mecanismos potenciais e divulgue para os seus amigos e familiares.
Um ano ou menos – Polarização de dispositivos
Ambientes colaborativos
Espaços on-line com o intuito de facilitar a colaboração e o trabalho em grupos. No tipo de ambiente em questão, a interação acontece independente de onde os alunos estejam.
Aprendizagem baseada em jogos
Interação de jogos nas experiências educacionais; os benefícios têm se comprovado em desenvolvimento cognitivo, colaboração, solução de problemas e pensamento crítico.
Celulares
Especialmente quando se fala em smartphones, são o ponto de convergência de muitas tecnologias; permitem acesso a um volume muito grande de informações na palma da mão.
Tablets
Como os celulares, têm os benefícios da mobilidade e possibilitam aulas dentro e fora da escola. Dispositivos aumentam o leque de recursos pedagógicos.
Dois a três anos – Uso dos softwares
Redes
Investimento em banda larga para grandes eventos esportivos e o maior número de smartphones facilitam acesso rápido, barato e fácil a todos os tipos de informação.
Geolocalização
Ferramentas recentes permitem a determinação da localização exata de objetos físicos, além da combinação com dados sobre outros eventos ou pessoas.
Aplicativos móveis
Nova indústria de desenvolvimento de softwares cria um universo de novas possibilidades educacionais, com compartilhamento de descobertas em tempo real.
Conteúdo aberto
Disponibilizado gratuitamente, via web, dá acesso não apenas à informação, mas ajuda no desenvolvimento de habilidades de pesquisa, avaliação e interpretação.
Quatro a cinco anos – Apropriação dos softwares
Inteligência coletiva
Conhecimento existente nas sociedades ou em grandes grupos. Como hoje a produção de conhecimento não é mais um monopólio, várias redes são criadas cotidianamente.
Laboratórios móveis
A tecnologia facilitou equipamentos mais complexos. Antes disponíveis apenas em bons laboratórios de ciências, em breve poderão ser inseridos em simples celulares.
Ambiente pessoal de aprendizagem
Formado por uma coleção pessoal de ferramentas montadas para apoiar seu próprio aprendizado; lista é organizada de forma independente e é focada em objetivos individuais.
Aplicações semânticas
Aplicativos capazes de organizar informações de várias fontes e fazer associações entre elas, apresentando o resultado de forma atraente ao usuário.
“Tamanha tecnologia tende a potencializar a capacidade de aprendizado do jovem. Utilizadas com planejamento, os resultados para a educação brasileira certamente serão promissores”, acredita a gerente operacional do Nube, Ludmila Cardoso.
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