O ano começou, e com ele as preocupações para o ano letivo. Provas, trabalhos, seminários! Em segundos um clima de total desespero tomou conta da sala, se o trabalho fosse entregue apenas escrito seria simples, mas apresentar para a sala inteira, é muito frustrante! A grande dificuldade dos estudantes é colocar no papel suas idéias, expressar o que pensa e falar corretamente. É preciso desenvolver a comunicação e a escrita, leitura de livros, revistas e jornais ajudam muito, afirma Manuela Rodrigues professora, palestrante e autora de vários livros no segmento da escrita. O estudante enfrenta dois tipos de dificuldade ao apresentar um trabalho, diz Ricardo Farah - professor sênior nos cursos de Pós Graduação da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e diretor da R Farah Consultores Associados. A primeira dificuldade encontrada é a interna, relacionada ao medo da rejeição do ouvinte, da platéia.
Para Farah é preciso auto conhecimento para suprir esta deficiência. Outra dificuldade é a de conhecimento do assunto e preparo da apresentação. O estudante deve ter confiança interna gerada pela auto estima e externa gerada pela preparação do trabalho.Um bom trabalho atinge os objetivos de persuadir, influenciar e despertar interesse na platéia sobre o assunto e sua importância, afirma Farah.
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Ricardo Farah
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Assim percebemos a diferença entre informar e persuadir. Ao informar não existe a preocupação com a resposta da audiência, já ao persuadir é imprescindível o retorno dos ouvintes. Uma boa apresentação é fundamentada em sete etapas: introdução, objetivo, importância do assunto, agenda, foco - levará cerca de 60% a 80% do seu tempo, será nesta etapa que você demonstrará conhecimento do assunto, fará ganchos e contará experiências e cases, e por fim a conclusão e o debate do assunto com a platéia. Todo trabalho a ser apresentado deve ser muito bem planejado, e o apresentador deve ter bom conhecimento do assunto, estruturado em pesquisas e fontes. Ao planejar o trabalho é fundamental pensar também nos recursos a serem usados, para tanto as condições do ambiente, horário e platéia, são imprescindíveis. Você deve fazer a apresentação conforme a audiência, verificar suas características e peculiaridades. Os recursos de som, luz, imagem que você utilizará na segunda-feira pela manhã serão diferentes dos utilizados numa sexta-feira à noite, completa Farah. As pessoas planejam o que falar para a platéia, mas não verificam as necessidades da audiência. O recurso é um acessório, e como tal não deve substituir o apresentador, ele é quem deve estabelecer contato com a platéia. Planejamento da apresentação, conhecimento do assunto e auto estima adequada são a receita para você tirar a melhor nota nos trabalhos, finaliza Farah.
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